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13/01/2020Ter site e blog atualmente é muito comum entre as empresas, já que é por meio deles que todo o contato com o consumidor é realizado. A Internet é hoje o maior meio de comunicação do mundo, e as pessoas fazem uso dela para diversas finalidades.
Na hora de comprar não é diferente, aliás, o consumidor moderno está, cada vez mais, comprando pela internet.
Por causa disso, é extremamente importante que as empresas façam uso dos mais variados canais, pois aquelas que não marcam presença no mundo digital, são praticamente consideradas ultrapassadas.
Os dois canais mais utilizados são os sites e os blogs e eles trazem muitos benefícios, pois são usados de maneiras diferentes, mas em conjunto.
Mas antes de criar o site e o blog, as empresas precisam saber como fazer isso e utilizar as técnicas corretas, e uma delas é o uso das ferramentas de SEO.
Se você tem dúvidas quanto a isso, não se preocupe, neste artigo, nós vamos falar um pouco sobre o que é um blog, o que é um site, como aliá-los, aplicação do SEO nesses canais e dar dicas de conteúdos para os mais variados nichos do mercado. Confira!
O que é um blog
Vamos começar primeiramente falando sobre o que é um blog. Podemos dizer, de maneira bem simples, que um blog é uma espécie de diário on-line.
Por isso, é um canal que precisa ser atualizado diariamente, pois quem acessa um blog deseja ler conteúdos atualizados.
O blog é utilizado para compartilhar conteúdos na Internet que sejam do interesse de diversas pessoas.
Por exemplo, uma empresa que ofereça serviço de traslado executivo pode usar o blog para falar sobre diversos assuntos relacionados ao serviço que oferece, mas de maneira relevante.
Pode abordar, por exemplo, tipos de traslado executivo, por que é importante contratar esses serviços, contar um pouco sobre serviços realizados etc.
Ou seja, é por meio do blog que uma empresa vai publicar aqueles conteúdos que sejam de fato relevantes para seu público consumidor.
O blog funciona de maneira simples, tendo um cabeçalho com menu e barra de navegação. Os posts mais atuais estão sempre na parte de cima da lista e também é possível colocar links de perfis nas redes sociais, dados de contato etc.
O que é um site
Agora que você já sabe o que é um blog, precisa saber o que é um site. De maneira clara e direta, um site nada mais é do que um conjunto de páginas da web que são organizadas e presentes em um servidor.
Trata-se de um canal indispensável para as empresas, pois é por meio dele que as vendas acontecem.
Um site permite que a sua empresa crie uma verdadeira vitrine virtual, que possibilita a compra dos produtos ou serviços que você oferece em qualquer hora do dia ou da noite e de qualquer lugar.
Para ter um site, uma empresa precisa de uma hospedagem, ou seja, o endereço do site.
Por exemplo, uma empresa transportadora de cargas pequenas pode ter como hospedagem o seguinte endereço: “www.transportadoradecargas.com.br” ou “www.transportadoradecargas.wordpress.com”.
É a partir daí que ela será encontrada por seus usuários.
Existem diversos tipos de hospedagem, e é importante escolher aquele que se encaixa melhor para a sua empresa.
Por fim, é necessário um domínio, que nos exemplos acima seria “transportadoradecargas”. Após escolher o domínio, é necessário que ele seja registrado para que não haja sites com o mesmo nome.
Como aliar site e blog?
Vender pela internet é o objetivo de muitas empresas e por diversos motivos. As pessoas compram cada vez mais pela internet, além disso, é possível vender seu produto ou serviço a qualquer hora do dia ou da noite e a nível mundial.
Por exemplo, se uma clínica que oferece exames admissionais disponibilizar agendamento pela internet, os interessados podem agendar a qualquer momento um exame admissional para recepcionista e diversos outros.
Mas apesar de esse agendamento ser realizado pela internet, assim como as compras, pode ser facilitado por outro meio, como o blog.
Por exemplo, um site pode se transformar em um canal de vendas, que é conhecido como e-commerce.
No entanto, o blog pode ser um meio pelo qual o cliente foi atraído até o canal de vendas. Isso, porque, no blog, a empresa postará conteúdos relevantes que atraiam a atenção do consumidor.
Além disso, a publicação desses conteúdos melhora o posicionamento do site e do blog nos canais de busca.
Por exemplo, uma empresa de serviços de pintura residencial publica diariamente, em seu blog, conteúdos relacionados ao assunto.
Esses assuntos podem variar desde equipamentos que são utilizados e por que eles são utilizados, até imagens de pinturas de serviços realizados pela empresa.
Os usuários interessados no assunto lerão o conteúdo e se sentirão mais confiantes para contatar a empresa. No próprio blog, pode ser disponibilizado um link que redirecione ao site e, ali, as vendas serão fechadas.
É importante aproveitar o espaço do blog para publicar conteúdo relevante e saber como fazer isso. No próximo tópico, nós vamos abordar os conteúdos ideais para site e para blog e como aplicar as técnicas de SEO para isso. Acompanhe.
Conteúdo ideal para blog
Os principais conteúdos que você pode publicar em seu blog são:
- Posts informativos;
- Vídeos;
- Infográficos;
- Tutoriais.
Os posts informativos são muito importantes porque é a partir deles que você vai “educar” o seu público consumidor, informando tudo sobre seu produto ou serviço.
Nesse tipo de conteúdo, um profissional que atue, por exemplo, como motoboy particular pode abordar sobre o tipo de serviço que oferece, como deve ser usado, por que é vantajoso e assim por diante.
Esse tipo de publicação gera valor para o consumidor, soluciona problemas, acaba com as dúvidas e torna o consumidor mais confiante.
Os vídeos são um tipo de conteúdo muito importante para os blogs. Isso, porque o consumidor moderno prefere ver na prática como é o que ele pretende comprar.
Uma empresa que ofereça serviços de pintura residencial sp pode publicar vídeos do trabalho sendo feito. Isso com certeza trará mais confiança para o consumidor.
Os infográficos ajudam a elevar as visitas do blog, principalmente quando contam com imagens e os tutoriais mostram que sua empresa domina o que faz, aumentando as chances de venda consideravelmente.
Conteúdo ideal para site
No site, é o local para você expor toda a identidade visual da sua marca. Por isso, é interessante falar sobre produtos, lançamentos e tudo o que for voltado para o lado comercial. Deixar um espaço para testemunhos de clientes também é muito importante.
O consumidor moderno se importa com a opinião de outros consumidores antes de comprar. Portanto, deixa um espaço no site para que seus clientes digam o quanto estão ou não satisfeitos torna a sua marca mais confiável.
Um site também é um bom espaço para realizar pesquisas de satisfação. É por meio dessas pesquisas que sua marca pode aplicar estratégias para melhorar o que oferece e atender o cliente da melhor maneira.
Não podemos nos esquecer de que é pelo site que você irá vender. Portanto, exponha os produtos e serviços de maneira clara, dê detalhes sobre o que você oferece e priorize sites que facilitem as compras.
Aplicando o SEO em sites e blogs
SEO é um conjunto de técnicas usado para melhorar sites e blogs e também melhorar o posicionamento deles nos resultados de busca pela Internet.
Para criar conteúdos que façam com que seu blog ou site seja mais facilmente encontrado na Internet, é importante saber escolher as palavras-chave.
Optar por URLs amigáveis também é importante para que seu site seja encontrado mais facilmente, portanto, nada de endereços muito longos ou complicados.
Use a abuse de imagens e vídeos, pois eles prendem a atenção do consumidor e facilita as vendas.
Tenha cuidado ao criar um conteúdo, nunca copie de outro site ou deixe faltar informações. A qualidade do conteúdo conta muito, por isso, escreva textos relevantes e que realmente atendam às expectativas do seu público consumidor.
Se você possui, por exemplo, uma agência casting model, crie posts que chamem a atenção, como dicas para se destacar, publique fotos de desfiles e books e aproveite para criar uma galeria para expor os modelos.
Isso vai atrair a atenção dos interessados e prospectar novos clientes.
Independentemente de qual seja o ramo da sua empresa, fazer uso de sites e blogs é fundamental. O blog é um aliado do site para aumentar as vendas, portanto, ambos são importantes na hora de converter usuários em clientes.
Por se tratar de dois canais muito versáteis, todo tipo de empresa precisa tê-los. As mais variadas buscas são realizadas na internet, desde motoboy rápido até outros serviços.
Por isso, é importante saber usar esses canais para se fazer presente na vida dos consumidores e não ficar para trás.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.