A Internet permite a prospecção de clientes de maneira muito mais fácil e rápida do que qualquer outra já existente.
Desde que ela entrou na vida das empresas, estar mais próximo do público-alvo é o objetivo de todas. Mas apesar de permitir que isso aconteça, ela também aumentou a concorrência.
Hoje em dia, os consumidores usam a internet para pesquisar informações sobre o produto ou serviço que desejam.
Em razão disso, existem diversas soluções e canais que as marcas fazem uso para atrair a atenção do público.
Não basta apenas ter acesso à Internet, é preciso saber usar os seus canais.
Um dos principais e mais antigos são os sites. É muito difícil encontrar uma empresa que não possua um site na Internet, pois é exatamente por meio dele que o público consumidor tem acesso às informações de que precisa.
Mas, além das informações, esses sites também se tornaram um canal de vendas, portanto, são indispensáveis.
O número de pessoas que preferem comprar pela Internet aumenta exponencialmente, todos os dias, e isso acontece principalmente por meio dos aparelhos móveis como celulares e tablets.
Neste artigo, nós vamos falar sobre os benefícios do site para prospectar clientes, o que é um site responsivo e tudo o que ele precisa ter. Confira.
A internet é um meio de comunicação digital que permite que uma empresa esteja presente no mundo inteiro.
Dessa forma, podemos dizer que um site é uma espécie de cartão de visitas para os consumidores.
Na era digital, quase todas as pessoas fazem pesquisas na Internet antes de comprar algum produto e serviço, e o melhor canal para suas pesquisas são os sites.
É nele que as pessoas encontrarão tudo que precisam saber sobre sua empresa e o que ela oferece.
Além disso, um site é um excelente canal de comunicação com os consumidores, para que as empresas possam mostrar quem são, seus valores, missão, publicar conteúdos relevantes e estabelecer um canal de comunicação que ajuda a entender o público-alvo.
Ter um site na Internet traz diversos outros benefícios, como:
Um site oferece exclusividade porque é nele que uma empresa consegue estabelecer sua identidade na Internet de maneira exclusiva.
Por exemplo, é possível construir um site com as cores e o layout de sua marca, diferentemente das mídias sociais. Todas as informações colocadas nele estarão disponíveis por tempo indeterminado.
Os sites são versáteis e atendem a todo tipo de empresa.
Por exemplo, uma empresa de alimentação hospitalar pode ter um site para divulgar os seus serviços, a alimentação que oferece, onde atende, como seu serviço é realizado e tudo isso de acordo com sua identidade.
Pelo fato de ser o meio de comunicação mais utilizado no mundo, a Internet é indispensável para a sobrevivência das empresas, independentemente de seu setor de atuação.
As pessoas consultam a internet o tempo todo, e estar presente nela é uma maneira de se fazer notar.
Estabelecer um relacionamento com os clientes é fundamental para a sua marca. Por meio de um site, sua empresa tem a possibilidade de publicar conteúdos relevantes para o público.
Esses conteúdos são acessíveis e podem ser trabalhados em cima de qualquer tipo de produto ou serviço.
É possível falar, por exemplo, sobre sacola de supermercado personalizada, por uma empresa que ofereça esse produto.
Essa mesma empresa pode, ainda, abordar conteúdos relacionados que mostrem seu compromisso com o meio ambiente.
Um exemplo disso é falar sobre a importância das sacolas reutilizáveis. É uma excelente oportunidade de trazer um assunto informativo e relevante para o consumidor, que notará a preocupação e a conscientização da empresa.
O consumidor moderno quer mais que qualidade e preço justo, quer fazer negócio com empresas conscientes e que demonstrem preocupação com assuntos relevantes como a sustentabilidade.
Além disso, na era da informação, quanto mais conteúdo informativo, melhor.
Quando uma marca aborda com propriedade um assunto relacionado àquilo que faz, ela se torna confiável e o consumidor se torna seguro para comprar um produto ou serviço dela.
Quem procura por serviços de transporte de pequenas cargas, gostaria de saber um pouco mais sobre como isso é feito, procedimentos de segurança, dentre outras informações importantes.
Ao criar esse vínculo de confiança, a comunicação com o público-alvo se torna mais efetiva e a conversão em vendas aumenta.
E por falar em vendas, os sites se tornaram mais do que canais de comunicação, são verdadeiras vitrines on-line onde os consumidores podem comprar a qualquer hora e em qualquer lugar do mundo.
Portanto, seu site é um aliado para aumentar suas vendas e facilitar a vida do consumidor, cada vez mais em busca de praticidade e agilidade na hora de comprar.
A mensuração do site não só é possível, como também é essencial.
Saber onde seu site está sendo mais acessado, como os visitantes chegam até ele, quanto tempo permanecem e até o que procuram são dados fundamentais para seus próximos passos e as melhorias que você precisa realizar.
Isso é válido para os mais variados segmentos de negócios, por exemplo, uma clínica que realiza exame admissional pode especificar todas as categorias específicas desses exames, por exemplo, exame admissional para empregada doméstica.
Quando alguém procura informações sobre esses exames, precisa encontrar locais que realizam aquele de acordo com sua área de trabalho.
Portanto, é importante especificar os serviços e os produtos oferecidos e, com base na mensuração do site, melhorar o conteúdo de acordo com o que é mais procurado no site.
Agora que você já conhece os principais benefícios dos sites para empresas e para prospectar clientes, é importante que você também conheça algumas informações que são indispensáveis dentro do seu site e por que dele deve ser responsivo.
Confira isso nos próximos tópicos.
Você já ouviu falar sobre site responsivo? Talvez você não conheça essa palavra, mas com certeza já deve ter acessado diversos sites como esse.
Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tamanho de tela, seja a de um computador ou de um celular.
Atualmente, as pessoas acessam a internet mais pelos dispositivos móveis do que por computadores.
Por isso, é fundamental que o site se ajuste perfeitamente à tela desses dispositivos. Quando isso não acontece, a navegação se torna difícil e o cliente acaba desistindo.
Você já conhece os benefícios de um site e também sabe o que é site responsivo. Mas você sabe o que não pode faltar na sua página na internet?
Se as pessoas estão cada vez mais conectadas, é importante que você saiba o que o site da sua marca precisa ter, para não perder espaço para a concorrência.
Alguns dos principais pontos são:
Nada de sites confusos ou cheios de informações irrelevantes. O consumidor moderno gosta de rapidez e praticidade, por isso, nada como um site clean e fácil de navegar para que seu usuário tenha uma experiência agradável.
Lembre-se que o site é a identidade virtual da sua marca e uma das mais importantes.
Se uma imobiliária oferece aluguel de galpão de estoque para empresa, precisa de um site fácil de navegar e que traga informações relevantes sobre os imóveis disponíveis, além de imagens.
Isso é válido para todos os segmentos, porque é importante que a experiência do consumidor no site seja muito positiva.
Manter o site sempre atualizado é uma obrigação, tanto no conteúdo quanto nos contatos. Se a empresa mudar de telefone ou endereço, precisa atualizar o site imediatamente para que isso não prejudique os negócios.
Um cliente que procure, por exemplo, firma de pintura predial, precisa de um site que ofereça contatos sempre atualizados e fáceis de serem encontrados.
O conteúdo, além de estar sempre atualizado, precisa ter qualidade. De nada adianta a sua empresa atualizar o site constantemente, se o conteúdo postado não possui relevância e tem baixa qualidade.
Aborde temas de interesse do seu público-alvo, fale com propriedade e mostre que domina o que está falando.
Se a sua empresa oferece serviço de entrega expressa, por exemplo, fale sobre temas que estejam relacionados a isso.
Podemos citar como exemplo o uso de alguns meios de transporte, por que eles são usados, informações sobre a história da empresa, etc.
Esses conteúdos deixam os consumidores mais seguros e facilitam na conversão de vendas. Independentemente de qual seja o produto ou serviço que você ofereça, o consumidor quer se sentir confiável na hora de comprar.
Por fim, mas não menos importante, é importante que o seu site deixe um espaço para que o usuário cadastre seu e-mail ou qualquer outro contato.
Por meio disso, é possível estabelecer uma comunicação mais efetiva e clara com pessoas que realmente estejam interessadas no que você oferece.
Desde empresas de conserto TV LCD até os mais variados produtos e serviços, é importante que o consumidor consiga se comunicar com a sua marca e confiar nela. E não existe meio mais fácil, rápido e seguro que a Internet.
O seu site vai fortalecer a sua marca, conquistar mais clientes e aumentar muito as suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.