Com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram é uma rede social para o compartilhamento de fotos e vídeos. Nela, as pessoas compartilham momentos de felicidade, muitas vezes com edições e filtros e interagem.
No entanto, agora, apenas o dono do perfil pode visualizar a quantidade de curtidas que o seu conteúdo alcançou no feed do Instagram.
A mudança não aconteceu apenas no Brasil, faz parte de um teste aplicado em diversos países e que tem o objetivo de melhorar o ambiente online.
Com a retirada dos likes da rede social, o Instagram espera contribuir para o bem-estar e a saúde mental dos seus usuários. A intenção é minimizar a competitividade pela popularidade que os likes geravam.
Em um primeiro momento, a atualização pareceu não agradar todo mundo. Houve influenciadores e personalidades que até exibiram suas métricas publicamente, burlando o sistema.
Contudo, é preciso analisar a fundo os impactos desta mudança. Assim, é possível perceber que ela pode até ser vista como uma oportunidade.
A ausência da métrica também pode gerar mais interação e visibilidade online, especialmente para os perfis menores. Por isso, a atualização pode contribuir para que as marcas consigam atrair cada vez mais clientes.
A mensuração de esforços e resultados é de extrema importância no Marketing Digital. Nas redes sociais, especialmente, os números servem como indicadores; mas não podem ser equivocados para não prejudicar as estratégias.
Tendo isso em mente, as métricas de vaidade são informações que são coletadas e acompanhadas de perto, mas que não tem influência no planejamento de estratégias de produção de conteúdo.
Os likes, ou curtidas, são considerados uma métrica de vaidade porque não ditam a saúde dos negócios. Mas eles também não devem ser ignorados.
No Instagram, quando uma pessoa curte uma postagem sobre iluminação para piscina de fibra, ela pode ter sido motivada por diversas razões.
Pode ter gostado do conteúdo, ou achado a imagem engraçada, mas a curtida em si não oferece informações suficientes para os profissionais de marketing tomarem qualquer decisão.
Quando se diz que os likes são uma métrica de vaidade, também é possível relacionar as evidências de que essa forma de interação acabou gerando uma cultura de competição.
É verdade que para muitas pessoas e empresas as curtidas servem como incentivos. Elas podem ajudar os produtores de conteúdo, guiando-os na descoberta do comportamento do consumidor.
Evidentemente, se uma postagem com dicas sobre a instalação de um sistema de automação de escritório conquista uma grande quantidade de curtidas é porque o público aprovou o conteúdo e poderia gostar de ver outros semelhantes.
Entretanto, é válido considerar que a divulgação da quantidade de curtidas quase sempre tem um potencial viral.
Ao mesmo tempo, a quantificação pode gerar uma pressão nos usuários, influenciamento negativamente a autoestima e o bem-estar psicológico. Apesar de serem sintomas sutis, eles podem ocorrer e prejudicar.
Ao escolher retirar as curtidas, o Instagram fez com que a interação passasse a ocorrer em função de um envolvimento real com os seguidores, que depende de um conteúdo de qualidade.
As curtidas não sumiram. O que mudou é que os usuários não podem ver a quantidade de likes que publicações alcançam, a não ser que sejam os administradores da página.
Com essa mudança, o Instagram espera que acabe o chamado “efeito manada”. Em outras palavras, a tendência é que as pessoas parem de curtir determinados conteúdos apenas porque uma grande quantidade de usuários já deu like.
Isso deve ocorrer porque, ao visualizar uma publicação de uma clínica que realiza exame de sangue para gatos, para se ter uma ideia, agora o usuário consegue ver apenas se outro conhecido também curtiu a publicação; não fica a par da quantidade de curtidas.
Desta forma, os usuários podem sentir menos pressão social para gerar engajamento em algum tipo de conteúdo.
Já os comentários, eles permanecem disponíveis. Inclusive, eles devem ser incentivados para que as páginas consigam mais reações.
De uma maneira geral, os comentários já eram mais valorizados do que os likes, mesmo antes da mudança.
A ideia é que para comentar em uma postagem sobre paisagismo para empresas, por exemplo, o usuário realiza um certo esforço, que deve ser motivado com bom conteúdo.
Por isso, a retirada dos likes deve ser encarada como um incentivo às empresas, para se dedicarem à produção de conteúdos relevantes, envolventes e de qualidade.
Agora, é o esforço na produção das postagens que irá atrair a atenção do público, ao invés da relevância social, por meio da quantidade de likes.
O ideal sempre foi gerar valor para os seguidores de uma página e, agora, o Marketing de Conteúdo se torna ainda mais importante.
Para conquistar a audiência, uma fabricante de placa solar para residencia pode publicar materiais abordando dúvidas que o público-alvo pode ter sobre o assunto, ou ainda trazer curiosidades e dicas.
Vale a pena lembrar que é um grande erro o uso de aplicativos ou outras formas duvidosas para conseguir mais seguidores, curtidas e comentários falsos.
O investimento não agrega nenhum benefício para quem deseja crescer e interagir mais com os seguidores, de maneira orgânica e real.
A intenção do Instagram foi deixar as interações na rede social mais genuínas, diminuindo a competição e consequente pressão social sobre os usuários.
Para muitos empreendedores pode ser difícil entender os impactos dessa mudança, já que os likes sempre pareceram uma maneira de atrair mais consumidores e conseguir parcerias.
Contudo, se a mudança for definitiva, alguns dos impactos podem ser:
As curtidas até indicam uma interação, conferem autoridade e dão destaque às postagens. Mas, de uma maneira geral, elas servem mais para o ego dos produtores de conteúdos.
Muitas vezes as curtidas se mostram inúteis em estratégias para a venda de produtos ou serviços, como a pintura externa de prédios.
Com o fim da exibição das curtidas, as páginas podem se concentrar em métricas que indiquem um engajamento verdadeiro.
Assim, podem conquistar interações que sejam realmente capazes de possibilitar o retorno financeiro e impulsionar um negócio.
Influenciadores, ou digital influencers, são pessoas que trabalham com parcerias pagas no Instagram e se encaixam nas estratégias de marketing.
Geralmente, elas contam com uma grande quantidade de seguidores ativos e, por isso, os perfis são usados para a divulgação de produtos – desde que eles tenham alguma identificação com a audiência.
Atualmente, os influenciadores precisam manter contato com o público independentemente das curtidas. Para isso, precisam realmente saber encantar e influenciar os seus seguidores.
Isso apenas é possível quando o influenciador de fato utiliza e aprova os produtos para os quais faz propaganda.
Ao promover um treinamento para trabalho em altura, por exemplo, é necessário que a pessoa tenha realizado o curso por algum motivo e possa falar sobre ele com propriedade.
Os influenciadores continuarão existindo, mas as parcerias devem ser feitas com os devidos cuidados, para que sejam benéficas para as empresas.
Ao investir em automação de marketing, as empresas podem perder vendas em tempo real e desperdiçar boas chances de contato com os clientes. As ferramentas fazem sentido apenas para as empresas que não têm funcionários para o atendimento online.
As atualizações mudam o foco para o marketing de precisão, que valoriza cada um dos consumidores como uma unidade, que pode ser passiva ou ativa.
Nesse sentido, é preciso que a relação e a interação com cada um seja única, individualizada e levando em conta o histórico dos contatos.
Apesar de demandar recursos e dedicação, essa mudança permite que os empreendimentos diminuam consideravelmente os investimentos em anúncios.
Isso também possibilita uma redução na má impressão que a automação pode deixar, com conversas automáticas desnecessárias.
Os sorteios ou uso de CTAs (Call to Action, ou chamada para ação) podem até melhorar alguns números, como a quantidade de seguidores.
Mas, as estratégias costumam atrair consumidores por conveniência, ao contrário do que ocorre quando são produzidos conteúdos criativos e originais.
Apesar de demandarem mais recursos, quando são produzidos com criatividade e qualidade, as publicações trazem muito mais resultados.
Quanto mais diversificados e inspiradores forem os materiais, maiores são as chances de eles conseguirem gerar interação e, principalmente, a conversão de novos clientes.
Ao ocultar as curtidas, o Instagram se consolida como uma ferramenta de marketing relevante, que vai muito além da divulgação de imagens com estética socialmente aceita.
O canal passa a incentivar a análise de concorrentes e a compreensão sobre o comportamento do mercado nas redes sociais.
Para vender uma sala de tv planejada, por exemplo, uma loja deve pesquisar muito mais e se dedicar às publicações estratégicas.
Assim, as diversas funcionalidades da rede social são utilizadas em benefício da empresa e do seu público.
Sem se preocupar tanto com as curtidas, os administradores das páginas podem se dedicar à interação e métricas mais relevantes. O resultado tende a ser uma interação mais real e benéfica para as empresas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.