A internet está mudando sempre e influenciando cada vez mais o comportamento das pessoas. Por conta disso, as empresas procuram implementar e aprimorar técnica de SEO. Mas por quê? Bem responder a essa pergunta é muito simples.
Atualmente, tudo o que alguém precisa está na internet. No mundo todo são mais de 40 mil buscas por segundo.
Então, a internet é uma realidade dominante na vida das pessoas. Todas as empresas possuem seus sites, blogs e contas em redes sociais.
Isso faz a concorrência aumentar, já que o consumidor tem comprado cada vez mais na Internet.
No entanto, é necessário que essas empresas se destaquem de alguma maneira, sendo que uma das ferramentas mais utilizadas para isso são as técnicas em SEO.
Mas nem todo mundo é expert em assuntos relacionados à produção de conteúdo na internet.
Muita gente acaba ficando perdida e não sabe nem mesmo por onde começar.
Se você é uma dessas pessoas ou se você deseja trabalhar com produção de conteúdo, neste artigo nós vamos dar algumas dicas sobre SEO para quem está começando. Confira e anote.
Para que possamos fazer uso de algo, precisamos saber do que se trata. O mesmo é válido para o SEO, sigla que quer dizer Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para motores de busca.
Motores de busca são aqueles sites que usamos para pesquisar os mais diversos assuntos, portanto, SEO é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nos motores de busca.
Essas técnicas podem ser on-page ou off-page. O SEO on-page é uma técnica aplicada na própria página que está relacionada com conteúdo, tempo de carregamento, entre outros.
Já o SEO off-page está relacionado com o que está fora da página, como links externos, etc.
Vamos imaginar que uma empresa que ofereça cursos para profissionais, por exemplo, treinamento de segurança do trabalho em sistemas elétricos, esteja ruim nos rankings dos motores de busca e precise de um posicionamento melhor.
Para que isso seja possível, ela precisa produzir conteúdos para ser mais facilmente encontrada por seu público-alvo e, consequentemente, sua posição nos sites de busca sobe.
Mas por que essa técnica precisa ser aplicada e é tão importante?
A internet é a resposta para muitas dúvidas e a solução para muitos problemas de nosso dia a dia.
Ela oferece a soluções que precisamos, porque a internet é toda formada por conteúdos. Podemos classificar esses conteúdos como sendo comentários em redes sociais, blogs, sites, portais de notícia, dentre outros.
Mas assim como muita coisa é produzida, existe uma grande demanda por conteúdo, que é tudo aquilo que lemos, compramos, assistimos, etc. na Internet.
Portanto, existem milhões de sites de empresas produzindo conteúdo todos os dias, mas só têm destaque aqueles que apresentam relevância em seu conteúdo.
Por exemplo, neste exato momento existem milhares de pessoas buscando informações sobre dermatologista particular.
As consultas com dermatologista são importantes por conta de uma série de doenças e problemas de pele que podem ser evitados.
Se existe uma demanda por esse assunto, conteúdos de qualidade devem ser criados. Esse conteúdo bem elaborado será bem rankeado pelos sites de busca, além de chegar mais elaborado para o grupo de pessoas que busca aquele conteúdo.
O papel do SEO é canalizar, de forma orgânica, a demanda por determinado assunto para o seu site.
Portanto, se você informar corretamente o conteúdo presente no que você escreveu, os sites de busca encaminharão para você as pessoas que estão procurando o que você escreveu.
Essas pessoas são bem classificadas, ou seja, são pessoas que já estão buscando informações sobre o assunto e que, facilmente, se tornarão leads e, futuramente, clientes.
Isso acontece porque o SEO posiciona melhor os sites com bons conteúdos, o que aumenta a quantidade de visitas.
Recebendo mais visitas, uma marca se torna mais conhecida e, consequentemente, aumenta as vendas. Simples, não é mesmo? Portanto, podemos dizer que o SEO é importante para aumentar as vendas de uma marca e fazê-la crescer na internet.
Mas para que tudo isso dê certo, aquela clínica geral para tratamento de coluna e outras empresas dos mais variados ramos e serviços precisam saber como aplicar o SEO.
No próximo tópico nós vamos dar algumas dicas de SEO para iniciantes. Confira.
A internet oferece espaço para todo mundo, ou seja, todas as empresas, comércios, clínicas e qualquer outro tipo de segmento pode crescer fazendo uso da internet.
Para você que é iniciante e ainda não sabe como usar as técnicas de SEO, separamos algumas dicas como:
As palavras-chave são a primeira dica para produzir um conteúdo de qualidade em SEO.
Portanto, vamos imaginar que uma empresa de automação residencial esteja interessada em melhorar suas técnicas em SEO, algumas das palavras-chave que ela pode usar são “automação industrial”, “empresa automação industrial” dentre diversas outras opções.
As palavras-chave são expressões que possivelmente as pessoas digitariam nos motores de busca para encontrar o que precisam.
O conteúdo que você vai produzir é extremamente importante para conquistar ou afastar o usuário.
Se uma empresa que trabalhe com reciclagem de papel e papelão deseja aumentar as visitas em seu site, precisa elaborar conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Uma dica é falar sobre a importância da reciclagem, da separação do lixo, benefícios para o meio ambiente, obrigação das empresas, dentre outras informações que são pertinentes.
Isso faz com que a empresa demonstre para o consumidor que domina o assunto, passando mais confiança.
Além disso, é preciso estar atento à quantidade de palavras, pois conteúdos muito longos não agradam, principalmente se forem muito repetitivos.
Conteúdos curtos e com pouco informação também não agradam os consumidores, por isso, na hora de escrever, ofereça um texto na medida certa.
Tratar o assunto com superficialidade é um erro grotesco que pode trazer o efeito contrário do que se esperava.
Por exemplo, uma empresa que trabalhe com instalação de sistema de proteção e combate a incêndio precisa se aprofundar nos assuntos que envolvem essa proteção.
Por que é importante? Apresentar dados, mostrar vantagens, dar exemplos de uso, os benefícios dentre outras vantagens.
Outro erro que muita gente comete é copiar outros conteúdos. É comum que, para escrever sobre determinado assunto, as pessoas façam pesquisas na internet.
No entanto, plágio é crime e você nunca deve copiar um texto sem citar a fonte. Além de ser errado fica muito feio para a empresa, pois parece que ela não entende do assunto.
Imagine por exemplo que você esteja buscando informações sobre atividades esportivas coletivas e, ao entrar no site de uma academia, leu um texto que é praticamente igual a outro que você acabou de ler.
Além de ser muito chato, esse texto não vai acrescentar nada a sua procura, porque você não leu nada de novo ou autêntico sobre o que está procurando.
A qualidade da escrita também é muito importante porque de nada adianta entender de ponta a ponta um assunto e, na hora de escrever, mandar um texto cheio de erros ortográficos para a internet.
Isso é imperdoável porque, hoje em dia, por meio da internet e de ferramentas do computador é possível escrever um texto sem danos à ortografia.
Além disso, é extremamente importante e necessário que você entregue esse texto para a revisão, para que ele possa ser corrigido por um profissional.
O maior objetivo disso tudo é fazer com que o seu leitor tenha uma boa experiência ao ler o seu material.
Alguns textos podem ser maçantes e difíceis de abordar com fluidez, por exemplo, falar sobre blindagem veicular.
Trata-se de um serviço importante, mas que é procurado por um grupo seleto de pessoas. A empresa de blindagem, ao montar um conteúdo para seu site ou blog, precisa fazer com que ele flua e seja agradável de ler, já que o tempo de permanência do usuário no site também conta.
Sendo assim, nada como um texto bem escrito e recheado de informações relevantes para prender a atenção do consumidor.
Se você seguir todas essas dicas, mesmo sendo iniciante, poderá melhorar o acesso ao seu site, reconhecimento de sua empresa e aumento das vendas. O SEO é uma ferramenta simples e fácil de aplicar, mas que tem trazido excelentes resultados. Basta saber usá-la para sair na frente e ter um site relevante para o seu público-alvo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.